Quando expandir sua empresa

| Franchise

A grande maioria dos empresários que atravessam a fase da instabilidade e o desafio de se estabelecer definitivamente com um negócio viável e estável, chegará ao ponto em que se perguntará: Crescer ou não? Será o momento de ampliar meu negócio? Muitos são tomados por dúvidas e desafios angustiantes como:

 

– Meus concorrentes estão crescendo e ocupando meus espaços…

– Preciso aumentar minha economia de escala…

– Minha marca precisa ser mais conhecida…

 

Na verdade, não existe uma ciência exata para responder a esses pontos. De qualquer forma, qualquer empresário que se encontra nesta situação, precisa fazer algumas perguntas a si mesmo, entre elas:

 

O que eu ganho com isso?

As primeiras respostas que o empresário precisa buscar é: O que eu tenho a ganhar com uma expansão? Quais benefícios minha empresa terá? O ponto chave é avaliar se aumentar os negócios trará mais lucros, se o investimento necessário à essa expansão está dentro da capacidade da empresa, se haverá ganho de escala e melhores condições comerciais e se o esforço (pessoal, familiar, etc.) será recompensado.

Chegar às respostas pode ser um pouco difícil, porque o empresário deve avaliar quais são os fatores do seu sucesso até aqui e ter em mente que nada garante que os mesmos fatores de sucesso continuem presentes em um negócio maior, mais complexo e mais caro.

 

O mercado é crescente?

Ao considerar a expansão dos negócios é vital analisar o comportamento do mercado consumidor dos produtos ou serviços, isso pode ser o critério de decisão mais crítico do que possuir os recursos financeiros para a expansão. Se o mercado consumidor é crescente (ou pelo menos tem um conceito universal) e está presente em várias praças, pode ser hora de expandir a empresa.

Ao abraçar novos mercados, uma empresa tem sempre de preservar sua capacidade de manter a operação atual nos mesmos patamares de qualidade e excelência, afinal ela é a razão do sucesso até agora, não permitindo que um projeto de expansão prejudique sua capacidade operacional.

Como dissemos não há fórmulas prontas para a tomada de decisão, uma boa dica é a contratação de consultores especializados em projetos de expansão de negócios que ajudam, e muito, a minimizar os riscos, na adoção de metodologias de melhores práticas e na análise de modelos operacionais e financeiros de negócios de sucesso.


Assine nossa
Newsletter

SOBRE FRANCHISE SHOWCASE

O Franchise Showcase é um evento que une franqueadores, investidores e palestrantes para disseminar conhecimentos sobre franquias. Com cases de sucesso em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, no mês de dezembro, a sétima edição acontecerá em São Paulo com foco em franquias internacionais.

Para obter maiores informações entre em contato conosco!


email

atendimento@franchiseshowcase.com.br

telefone

(11) 2613-4856

Hotel Everest - Sala São Conrado

Rua Prudente de Morais, 1117 - Ipanema

Rio de Janeiro - RJ