A importância de Analisar a Viabilidade do Negócio

Franchise

Quando nos deparamos com projetos visando a expansão de negócios enfrentaremos a instabilidade e as dificuldades entre ir a frente e obter êxito ou não prosseguir.

Muitas são as variáveis de mercado, a dinâmica e a concorrência, fazendo que sem uma metodologia técnica seja mais difícil implementar qualquer plano.

Tal plano deve ser sempre embasado em estudo de Viabilidade do Negócio –econômico e financeiro, realizado com pessoal técnico adequado.

 

Olhando para dentro da Empresa

Na maior parte das vezes não existem informações organizadas.

Tais informações vão desde o custo matéria-prima, passando por margem de contribuição por produto, canais de distribuição, logística, aspectos tributários, ticket médio de venda, não sendo avaliados adequadamente para que possam servir de base para tomada de decisão.

Quando isso acontece, fica evidente a importância de analisar a viabilidade do negócio e organizar rapidamente as informações, dentro de casa, estruturando um trabalho principalmente de ordem financeira

 

O que precisa ser analisado

A análise da viabilidade de expansão de um negócio, ou novo negócio, deve considerar outros aspectos que aliados às análises financeiras contribuirão para tomada de decisão, com maiores taxas de sucesso. Entre eles podemos considerar:

 

  • Análise do mercado e da concorrência, ou seja, como está a empresa em relação aos seus concorrentes nas questões relativas ao seu público-alvo, imagem da marca, resultados de vendas, canais de distribuição, inovações, utilizando-se da matriz SWOT – forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
  • Análise da curva de crescimento, market share mix de produtos, processos, estrutura da organização, atualização tecnológica e aspectos de produção.

Tais informações conjuntamente com os resultados das avaliações financeiros darão a consistência para análise do plano.

 

Quanto mais favorável o cenário e o estágio de desenvolvimento da empresa, com processos bem estruturados, informatizados e em boa condição financeira, mais segura tende a ser implementação de um plano de negócios.

Na era da Internet e do foco cada vez maior nas necessidades dos clientes provocando uma enorme quantidade de serviços e produtos, proporcionado conveniência e conforto, é claro que o cliente levará em conta o que estiver mais próximo quando ele precisar, o que faz com que os canais tradicionais, como varejos e atacados, fiquem como opção, uma vez que os clientes podem ser levados a comprar pela internet, catálogo, porta-a-porta.

Vale estar atento a cadeia de distribuição acima citada quando da análise da viabilidade pois podemos considerar que hoje a vantagem competitiva está na estratégia de acesso ao cliente e não necessariamente no produto.

 

O Plano de Negócios

Através da avaliação dos fatores considerados e apurados, o plano de negócio será traçado com bases sólidas, com coerência nos mercados potenciais e capacidade de investimento física, de pessoal, juntamente com investimentos em ativos, em marketing e na administração eficaz para implementar o projeto.

Refletindo é através desse estudo de viabilidade que erraremos menos. Sem ele com certeza muitas incertezas e esforços pessoais e financeiros serão despendidos.

 

Edmundo Fornasari 

 


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